Como funciona o atendimento
"Por nossa posição de sujeito, somos sempre responsáveis.” (LACAN, 1965-66/1998, p.873)
A análise é um espaço de fala onde o sujeito é convidado a dizer, sem censura, tudo o que lhe vier à mente. Assim, torna-se possível que elementos inconscientes apareçam — sintomas, repetições, esquecimentos — que trazem pistas sobre o que está em jogo no sofrimento. A partir desses elementos, o analista poderá intervir e criar condições para que o próprio sujeito possa se escutar de outro modo. Ao longo do processo, o analisante poderá construir um saber sobre si que poderá levá-lo a se reposicionar frente àquilo que antes o fazia sofrer. A análise, portanto, não oferece respostas prontas, mas cria condições para que o sujeito descubra as suas próprias.
As sessões são individuais e acontecem com regularidade semanal. O agendamento e as condições do atendimento são combinados diretamente com cada paciente, de forma personalizada e ética.
Para além de uma teoria e um método de pesquisa, a psicanálise também é um método de tratamento criado por Sigmund Freud. Durante o trabalho clínico, aquele que chega é convidado a falar tudo aquilo que lhe vier à mente, mesmo que possa parecer irrelevante ou sem sentido. Ao fazer isso, cria-se a possibilidade de que algo do inconsciente surja na fala do analisante, permitindo com que o sujeito em questão possa, aos poucos, não apenas tornar consciente aquilo que anteriormente era inconsciente, como também constituir um saber sobre si. Será, portanto, através da "associação livre" que temas diversos começam a surgir durante as sessões e que o analista, através de sua escuta, poderá intervir.
Desta forma, teremos um processo que se assemelha ao trabalho de um arqueólogo onde haverá uma construção na busca de pistas que nos influenciaram ser quem somos e assim, neste trabalho de recordar, repetir e elaborar, o sujeito poderá se desalienar e se reposicionar frente a esses mesmos elementos, à medida que deles vai podendo se emancipar. Por fim, ao passo que o sujeito pode ir se descolando de tais expectativas e ideais que lhe aprisionavam, cria-se a chance de construir uma nova forma de estar no mundo, sem o dispêndio de energia e sofrimento que a neurose lhe causava, permitindo trazer entusiasmo e alegria em viver, já que agora, a pessoa em questão pode se orientar a partir de seu desejo.
Modos de atendimento


